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A cidade de Ribeirão Pires se formou somente a partir das últimas décadas do século XIX, ainda que alguns documentos do século XVIII façam referência específica ao território – carreto ribeirão pires. No entanto, não se constatou nesse período, nenhum indício de formação urbana, apenas ocupação rural e esparsa. Remanescente dessa época temos unicamente a Capela do Pilar.

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O núcleo urbano de Ribeirão Pires, de fato, irá se constituir quando a região denominada hoje Grande ABC, passa a se estruturar como subúrbio de São Paulo, fornecendo produtos agrícolas, tijolos, pedras, lenha, carvão, etc. para suprir as necessidades da metrópole que cresce, impulsionada pela economia cafeeira.

Atendendo a essas mesmas necessidade, são implantados a Ferrovia, ligando Santos à Jundiaí com o objetivo de escoar o café, que vinha do interior paulista, para o porto de Santos, e os Núcleos Coloniais, nos arredores paulistanos, visando entre outras coisas o abastecimento da capital – carreto ribeirão pires.

A cidade permanece com características de subúrbio rural até a década de 1950, quando as indústrias já haviam se espalhado por outras cidades da região, promovendo uma reestruturação do espaço metropolitano, agora como subúrbio industrial. Embora Ribeirão Pires não tivesse a mesma ocupação industrial, as grandes áreas desocupadas na cidade permanece como reserva de valor, destinadas a loteamentos para moradia de baixa renda, pronta para se integrar, assim, a essa nova função, que seria facilitada com a implantação de um poder local – carreto ribeirão pires.

Assim, Ribeirão Pires, até então distrito de Santo André, dela se desmembra passando em 1954 a se constituir município independente, cuja instalação se dá em 1955 – carreto ribeirão pires.

Na década de 1970, outro fator que interfere na ocupação territorial foi a promulgação da lei de proteção aos mananciais que estabelece 100% do território como área a ser preservada.

 

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